Como diferenciar os iPod Touch 1G, 2G e 3G?

Dando prosseguimento à nossa coluna “Iniciantes“, dessa vez vamos aprender a diferenciar as diversas gerações/modelos dos iPods Touch. Acredito que será útil para muita gente. Vamos lá:

iPod Touch 1G

O iPod touch 1G foi o primeiro ipod com a opção multi-touch e cover flow, uma interface gráfica do usuário tridimensional para navegação em bibliotecas digitais de música através da arte da capa dos álbuns, da apple. O mesmo foi anunciado para o publico em 5 de setembro de 2007 em um evento chamado “The Beats Goes On”. Quando foi lançado a App Store nem mesmo existia, desta forma, ele acabou não sendo planejado para jogos que utilizam toda a capacidade de desenvolvimento da plataforma, pois conta com um processador não muito rápido.

Para identificar se o seu é de primeira geração é muito fácil: basta olhar para a sua traseira que verá. Caso ela seja reta, como na imagem acima, então seu iPod Touch é de primeira geração! Ainda há outra diferença. A implementação do som externo veio a partir do 2G então se o seu não tiver botão e volume na lateral, ele será 1G! E outro detalhe, a antena Wi Fi do modelo 1G tem cantos pontiagudos, ao contrário da segunda segarão, que tem bordas arredondadas. O modelo do iPod Touch 1G é começa com MA.

iPod Touch 2G

A segunda geração do iPod Touch foi lançada em 9 de setembro de 2008 no evento “Let’s Rock”. No iPod Touch 2G, houveram muitas melhorias, como: um processador mais potente, alto-falantes, suporte pra fone de ouvido com microfone e botões de volume externos. Seu design também foi renovado: agora sua traseira não era mais achatada e sim levemente “boleada”.

Para saber se o seu é de segunda geração vá em Ajustes>Geral>Sobre e verá que tem o modelo dele. Caso o modelo comece com as letras MB ele é de segunda geração! Há outra maneira: se o seu iPod for de 8GB 16GB, então ele é de segunda geraçao.

Os novos modelos de iPod touch de 8GB começam com a letra MC em “Ajuste>Geral>Sobre”, apesar disso, eles também são considerados de segunda geração!

Uma característica do iTouch 2G “MC” é que seu jailbreak ainda é tethered, ou seja, caso o iPod seja desligado e tenha JailBreak, você terá que rodar o Blackra1n de novo.

iPod Touch 3G

No dia 9 de setembro de 2009, exatamente 1 ano depois do lançamento do iTouch 2G foi lançado o iPod Touch 3G. Ele trouxe aumento de RAM, CPU e GPU que se igualam ao do iPhone 3G S, adicionado novo modelo de 64GB e excluído o modelo de 16GB e 8GB, incluiu controle de voz, incluído o menu acessibilida (com voiceover e zoom), implementação de fones de ouvido com microfone remoto na caixa. Em termos de aparência externa, praticamente não há diferenças entre os modelos 2G e 3G.


Porém todas essas atualizações foram apenas nos modelos de 32GB e 64GB, o de 8GB não. Ou seja, só existem iPod touch 3G de 32GB e 64GB, caso o seu não se encaixe nisso, seu aparelho não é o de terceira geração. Para identificar seu iTouch 3G ele deve ter modelo MC (excluindo o modelo de 8GB, que apesar de começar com MC é de segunda geração), você pode conferir se é ou não MC o modelo indo em: Ajustes>Geral>Sobre.

Outra característica do iPod Touch 3G é que seu jailbreak é tethered, ou seja, caso o iPod seja desligado e tenha JailBreak, você também  terá que rodar o Blackra1n de novo. Se o seu iPod possui 64GB pode ter certeza que ele é de 3ª geração.

  • Pingback: Como diferenciar os iPod Touch 1G, 2G e 3G? «

  • Ju

    Adorei! Nunca soube qual era a geração do meu Ipod…achei que era da segunda, mas é primeira!!! Que triste

  • http://scamp.com shiranami

    ÉÉÉ O meu é o mais novo que é o terceiro rs’ …

  • Julia

    Quanto custa em média um iTouch 1g?

  • http://Beatrizdossantos Beatriz

    ESSES CELULARES IPODS E TODOS MEUS KKKKKK

  • Marcia Gonzales

    Obrigada pela informação!
    Agora, como eu posso continuar baixando jogos e apps no Ipod Touch 2G, se as atualizações não são compatíveis com o software e também não há mais atualização disponível de IOS???
    Não acho justo, ter de deixar meu Ipod de lado, por ele estar obsoleto… Tenho um carinho muito especial por ele!
    Me ajude, por favor!