Como transferir seus livros em .pdf, .doc, .rtf e outros para o iBooks?

Este é mais um post da nossa seção Guia do Iniciante. Então, se você for um usuário experiente, pode passar pro próximo! (ou não ;))

O ibooks é o leitor de ebooks oficial da Apple. Caso seu aparelho ainda não o tenha instalado, baixe agora mesmo, é gratuito.

Para iPhone

Para começar, devemos saber o seguinte: O leitor da Apple usa o padrão dos ebooks, o formato chamado .epub. Este formato permite que os leitores redefinam o tamanho das letras de acordo com a tela, tornando a leitura muito mais agradável, sem precisar ficar dando constantes zooms na tela. O que devemos fazer, então? Vamos transformar/converter o livro que vc baixou pra este formato!

Apesar de haver muitos softwares que convertem diversos formatos para .epub, eu prefiro utilizar os web serviços. Dispensam a instalação de tranqueiras no seu PC/Mac e você ainda resguarda a sua segurança.

O site que mais costumo utilizar para converter formatos para o epub é o http://www.2epub.com/ mas também existem outros similares, como por exemplo este, este e vários web afora.

Utilizá-lo é bem simples, faça o seguinte:

1- Clique em “browse” e escolha o livro/texto no seu computador que deseja converter e clique em “Upload Files” (você pode converter até 5 simultaneamente, com, no máximo 25mb cada).

2- Em seguida, defina título, autor e encoding (recomendo deixar este último em auto). Clique em “Convert files to epub”.

3- Agora é só baixar o seu livro em .epub

Agora, vamos passar seus livros para o iTunes:

Primeiramente, arraste seus novos .epub para a barra esquerda do iTunes, e a seção “Livros” deve aparecer. Caso ela não apareça, vá até as preferências do iTunes, aba geral, e selecione a caixinha “Livros”.

A seção deve aparecer e seus livros devem estar lá, se você já os adicionou ao iTunes. Caso ainda não tenha feito, faça agora, basta arrastá-los para lá.

Não se esqueça também de checar a aba “Livros” do seu iPhone, iPod touch ou iPad para definir quais livros devem ser sincronizados ou não. Em seguida, é só sincronizar o aparelho.

É só isso! Boa leitura!

  • Fernanda Sobral Ramos

    Relutei muito para baixar o Ibooks, mas não teve jeito, é o melhor em sincronização com o próprio aparelho, e esse Post esta sensacional!!! Muito Obrigada, já estou desfrutando da minha leitura!! Parabéns, continue assim!!!

  • Alexandra

    Olá, eu segui as dicas direitinho, mas quando vou olhar no ibooks nenhum livro aparece, nem os que eu tinha baixado pelo iphone. O que pode ser isso? Obrigada.

  • Adriano

    Nash, veja se pode me ajudar. Tenho alguns livros SOMENTE no iBooks do meu iPad. Gostaria de atualizar o O.S. dele, mas sei que se o fizer perderei os livros. A versão atual que tenho no iPad não aparece a opção de BKP no iCloud. O q vc me aconselha ?

  • Fusca

    Gente, existe um programa que se chama Calibre,esse programa eh gratis, com ele vc pode converter qualquer arquivo em ePub e passar direto pro iPad/iPhone/iPod sem a necessidade de usar o iTunes !!!
    Abraco

  • Ricardo GUEDES

    Comprei um IPad mais moderno do que eu possuía (IPad 2), porém não consigo transferir meus livros em PDF para o novo IPad, o que fazer?

    • http://itouchbrasil.com Airon de Souza

      Ricardo, é exatamente isso do que se trata o post. Acontece algum erro?

  • Camila

    Quando coloco pra “Sincronizar livros” todas as minhas musicas se apagam!! Me ajuda

  • Victoria

    Consegui fazer essa conversão pelo próprio ipad mesmo, sem precisar do computador. obrigada!