Novos iGadgets podem ter chips de baseband produzidos pela QUALCOMM

O hacker Zibri (lembra dele?) famoso mundialmente por desenvolver o ZiPhone (uma das primeiras ferramentas de jailbreak do iPhone) , parece ter voltado à ativa no iPhone. Recentemente ele afirmou que havia encontrado entre os arquivos do iTunes algumas informações sobre o que poderia ser o próximo modelo de baseband (modem) do iPhone.

Cansado de todos os rumores falsos, Zibri decidiu prosseguir com sua própria investigação nos arquivos do iTunes sobre a baseband e, aparentemente, encontrou algo interessante.
Através de um artigo em seu blog, o hacker anunciou que a nova baseband será produzida pela Qualcomm, devido à informação encontrada nos arquivos “AMSS.MBN” e “partition.mbn“, nomes geralmente usados para componentes Qualcomm.


O novo modelo de iPhone ou iPad, portanto, deve usar um chip da Qualcomm para o baseband. Não está claro se o novo chip será adotado como sendo do iPad 2 ou do iPhone 5 ou até mesmo seja coisa das versões CDMA… Mas é seguro afirmar, no entanto, que a Apple está de alguma forma “testando” essa nova baseband na versão atual do iTunes.

Para quem não se lembrou, o hacker  é o desenvolvedor do ZiPhone, um programa que permite realizar o jailbreak do iPhone EDGE com firmware 1.x, atualmente jailbroken com Redsn0w. Ele saiu de cena por causa de discussões com o DevTeam, grupo o qual participava. Pelos boatos, Zibri queria liberar o programa sozinho, roubando o código do exploit necessário da sua ex-equipe.

Será que depois dessa o Zibri se anima para voltar ao hacking do iPhone? Tomara que sim!