Como ler ou abrir arquivos .CBR e .CBZ no Mac OS X

Arquivos .cbr e .cbz são muito conhecidos na internet, por servirem de base para a leitura de HQs, ou histórias em quadrinhos (comics) no computador. Além destes formatos, também são muito utilizados os .zip, .rar, .tar, .7z, .lha e até mesmo .pdf’s para esta função. Os aplicativos recomendados neste post lêem todos estes formatos.

No universo windows, temos o famoso CDisplay, que, de forma bastante discreta, cumpre bem o seu papel. No iOS, também temos diversos apps que fazem este trabalho, dentre eles, o excelente ComicZeal, que inclusive já falamos aqui. Infelizmente, a maioria das boas opções é paga, mas mesmo assim, há várias alternativas excelentes.

Mas e no Mac OS? Qual aplicativo usar? Eu testei cerca de 7 ou 8 leitores diferentes, e todos eles me pareceram meio abandonados. Alguns apresentavam bugs sérios, outros não ficavam 5 minutos sequer sem um crash. Mas dentre as soluções gratuitas que eu testei, duas se destacaram. São elas:

 

FFview: (download)

O app traz uma janela em que você pode simplesmente arrastar e soltar os arquivos CBR/CBZ. Inclui um modo de tela cheia, mas possui pouquíssimas opções. Inclui um modo de controle por voz que eu sinceramente não consegui utilizar. Em suma, cumpre bem o seu papel, sem nenhum destaque especial.

Abaixo, a janela principal do aplicativo, e mais abaixo, as opções na janela de leitura.

Um detalhe interessante, que chama atenção é o fato de que o FFView indica o número da página em que se está no próprio ícone do aplicativo no dock. Muito prático, não é mesmo?

SimpleComic: (download)

O meu preferido. Muito simples e funcional, o aplicativo praticamente só mostra suas opções na menubar, não ocupando nenhum espaço extra na tela. Em compensação, oferece as melhores opções, tanto de customização de preferências de leitura, quanto de navegação em si entre as páginas da HQ.

Abaixo, uma pequena captura do app exibindo uma HQ. Obviamente, tive de reduzir o tamanho da janela para que ela coubesse aqui, mas tanto a visualização do app em tela cheia quanto na própria janela são excelentes. Dentre as opções oferecidas está a escolha da escala da página na tela, o layout de página (uma ou duas por vez), ordem, dentre outros.

Nas preferências, dá para escolher a ordem da leitura (para os acostumados com mangás, dá pra inverter a ordem), escolher a cor do background em tela cheia, e a escala da página

Em suma, ambas as escolhas são excelentes. Como vocês notaram, eu achei que o SimpleComic possui uma estabilidade e usabilidade melhores, mas eu sei que é uma escolha bem pessoal, e no fim das contas, cada leitor tem suas próprias preferências.

Em todo caso, para quem não tinha nenhuma opção, agora temos duas, e gratuitas. ;)

  • Pingback: Qual o melhor app para ler HQs .CBR e .CBZ no iPad, iPhone e iPod?

  • rafael

    massa!!! agora posso voltar a ler os quadrinhos q eu tinha parado qdo mudei de plataforma! baixei o simplecomic, mto bacana!

  • osmar

    obrigado pelas dicas, amigo!

  • jorge londrina

    vlw pela dica!!!e fornecer os links

  • Iron Maiden

    seu nome é Airon por causa do Iron Maiden?

    • http://itouchbrasil.com Airon de Souza

      Hahaha, não, não. É uma variação de um nome árabe.