Como alterar o logo da operadora no iPhone ou iPad SEM jailbreak

A customização do iOS nos últimos anos têm se tornado muito importante. Afinal de contas, foram pouquíssimas mudanças de aparência desde 2007, quando o iPhone foi anunciado. Aqui, tenho uma dica muito interessante, para alterar o logo da operadora do iPhone (ou iPad), sem jailbreak.

Alterando o logo da operadora no iPhone ou iPad sem jailbreak

1- Antes de mais nada, faça um backup do seu aparelho usando o iTunes. em seguida, faça o download do CarrierEditor usando este link (apenas para Mac OS X).

Alterar logo operadora iPhone2- Com o download completo, abra o .dmg e copie o CarrierEditor para sua pasta “Aplicativos”. Além disso, lembre-se de copiar a pasta “ZeppelinLogos” para o seu desktop (mesa).

3- Abra o CarrierEditor, e clique em “Let’s Get Started.” Precisaremos agora encontrar a versão da sua operadora. No seu iPhone, vá até Ajustes>Geral>Sobre e encontre a linha com o nome da sua operadora. Nós vamos precisar desse número ao lado do nome (por exemplo, o meu é VIVO 13.0).

4- Agora voltando ao CarrierEditor, digite apenas o número encontrado (incluindo o ponto e o número depois dele) e clique em “Next“.

Alterar logo operadora iPhone5- Na próxima tela, você deve escolher o seu aparelho (iPhone ou iPad) e a sua operadora, que deve se encontrar na longa lista chamada logo abaixo. Selecione a entrada correspondente à sua operadora e país e clique em “Next”.

alterar logo operadora iphone6- Agora que você está na tela de customização, poderá escolher um logo customizado para substituir o nome da sua operadora no menu do iOS. Cheque a pasta que eu pedi para guardar no desktop, chamada “ZeppelinLogos“.

7- Após escolher qual dos símbolos usar, arraste o logo apropriado para as pequenas caixas na tela do CarrierEditor.

Atenção: Há duas caixas, uma chamada “Black/White” e a outra, “Etched”. Obviamente, cada um dos ícones customizados possuem duas versões cada, com estes respectivos nomes. Observe a imagem abaixo para entender melhor (clique para ampliar).

alterar logo operadora iphone

8-Quando terminar, clique em “Compile Carrier Update (.ipcc).

Atenção: Neste passo, dois arquivos com extensão .ipcc serão gerados no seu desktop.

9- Abra o iTunes e conecte seu aparelho via cabo USB. Localize o botão “Restaurar iPhone” e, enquanto segura o botão alt/option, clique nele. Uma janela se abrirá e você deve escolher o arquivo “.ipcc” na sua área de trabalho que não contém a palavra “original”. Não se preocupe, se fizer corretamente, este processo não vai restaurar seu aparelho, ele apenas atualiza as configurações de operadora com o logo customizado.

(Uma vez que você selecionou o arquivo e clicou no botão, o iTunes pode exibir um alerta de “Atualizando configurações de operadora”. Após terminar, reinicie seu aparelho e dentro de um minuto ou dois, o logo customizado deve aparecer na barra superior (no meu caso, nem foi preciso reiniciar para o novo logo aparecer). O resultado você pode ver abaixo (no meu caso, escolhi o trocar o logo original pela triforce:

logo operadora iPhone

Voltando ao logo “normal”.

Alerta! Se você quiser voltar para o logo original da operadora, basta restaurar o arquivo original (gerado pelo próprio CarrierEditor) no iTunes. Caso o tenha perdido, o download dos arquivos IPCC originais estão disponíveis logo abaixo (links da própria Apple):

Dica: Se você restaurar seu aparelho com o backup de ANTES da modificação, o logo original da operadora também retornará ao normal. Se ainda tiver dúvidas sobre todo o procedimento descrito aqui, veja o vídeo abaixo (em inglês) ou deixe um comentário.

via AppsAdvice

  • biel

    Obrigado pela dica. Também tenho o Vivo 13.0, mas acabei deletando meu arquivo original. Tem como você compartilhar o seu?

    Obrigado!!

    • http://itouchbrasil.com Airon de Souza

      Atualizei o post com o link para download dos arquivos originais! Dê uma olhada.

  • Fabricio GO

    Olá! Fiz este procedimento e deu certo em parte. Alterei para o logo da maçã, ok, por curiosidade repeti o passo 9 para alterar novamente para o logo original e não deu certo. Reiniciei como pediu, não deu certo, desliguei e não deu certo… e agora, como procedo para ter o logo original da operadora? Desde já agradeço!

    • Garotoi0s

      qual idevide que esta usando? e qual o ios dele?

      • Fabricio GO

        GarotoiOs, agradeço a força em tentar me ajudar. Uso o iPhone 4 32G iOS 6.0. Como disse no comentário 1 que fiz, meu LOGO atual é o da Maçã, está legal mas o que me preocupa é em ficar preso nele. A operadora que uso é a Claro_br 13.0 DDD 62. Sabe o que vou tentar, é mudar para outro LOGO. Assim vai criar outro original e vou tentar alterar este. Ao terminar volto a te orientar. Aguardo sua resposta ou de algum outro disposto a ajudar! Boa tarde a todos!

      • Fabricio GO

        GarotoiOs, tentei, fiz o procedimento até criar novos LOGOS, o modificado e um original, usei o original criado e reiniciei meu iDevice e continuou com o LOGO da Maçã, ou seja, é legal o LOGO mas estou preso nele e é isso que me incomoda. Aguardo resposta!

      • http://itouchbrasil.com Airon de Souza

        Fabrício, o que você fez exatamente com o arquivo “Original”? Apenas o restaurou para o iPhone com o iTunes ou fez algo a mais?

        Por gentileza, faça o download do arquivo original (o finalzinho do post foi atualizado com os links). E “restaure”* o aparelho com esse arquivo (*o aparelho não será realmente restaurado, obviamente).

  • Garotoi0s

    Prefiro fazer o processo do jaillbreak e usar o FakeOperator

    • http://itouchbrasil.com Airon de Souza

      Se tiver jailbreak é realmente melhor usar o FakeOperator. Caso não tenha (o caso do post), dá para fazer com o CarrierEditor ;)

  • Luciano Rocha

    Não façam este procedimento…
    Eu fiz exatamente como está descrito, e acabei tendo que formatar o meu iPhone (iPhone 4 16 GB na iOS 6.0.1)
    Simplesmente apagou a minha barra de tarefas e o sinal do celular + 3G + Wi Fi desapareceram…
    #FICADICA

    • http://itouchbrasil.com Airon de Souza

      Eu mesmo o testei, em dois aparelhos diferentes e não tive problemas. Outros conhecidos também o fizeram sem problemas. Certamente você errou algum passo.

      • Luciano Rocha

        Não meu caro! Sou um programador e afirmar que errei um processo simples como este é o mesmo que me chamar de analfa…
        Mas enfim, comigo deu erro e não recomendo este processo!

      • http://itouchbrasil.com Airon de Souza

        Ser um programador não o credencia a estar à prova de falhas. Além disso, como programador você bem deve saber que softwares estão sujeitos à erros e bugs em determinadas circunstâncias.

        Em todo caso, se der errado, basta retornar com um backup antigo. (e desculpe pelo inconveniente que teve. Acontece, infelizmente).

  • Willian

    Amigos, fiz tudo certinho , porém apaguei o arquivo original. será que alguém pode me enviar o arquivo Original da Vivo Iphone 4 . valeu e obrigado. willian.sp@gmail.com

    • http://itouchbrasil.com Airon de Souza

      O post foi atualizado com o link para download dos arquivos originais, Wilian. Cheque ali no finalzinho da matéria.

  • Pedro HP

    Apesar do item 1 dizer que o download é apenas para Mac OS X pergunto: Da pra fazer este procedimento pelo windows?

  • Fabricio GO

    Airon, com o arquivo original eu tentei algumas vezes repetir o passo 9 como sugere o tutorial para alterar o logo e vice-versa (restaurando daquele jeito que não necessariamente não restaura kkkk) e como não deu certo, guardei o arquivo original que gerou) mas venho te dizer que consegui voltar com o logo da minha operadora Claro_br GO 62 uhuuuulll usando o arquivo original disponibilizado aqui no blog! Valew!!!

    • http://itouchbrasil.com Airon de Souza

      Obrigado pelo feedback!

  • Eduardo

    Preciso de um logo original da vivo mais ele tem que ser 14.1 pq o meu ta assim e eu nao consigo mais voltar ao normal… pelo amor de DEUS me ajude

    • http://itouchbrasil.com Airon de Souza

      Calma Eduardo! Basta baixar a versão que eu disponibilizei no post OU restaurar o seu iPhone, se for necessário.

      • Miles

        A versão original que você disponibilizou volta para a versão 14.0 e fica pedindo para atualizar para a 14.1. Se atualizar para a 14.1 a logo sai da original.